sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Casamento Civil Igualitário

Atualmente no Brasil não existe nenhum projeto de lei pelo casamento civil e nem mesmo a miitância LGBT o reivindica oficialmente.

A ABGLT apóia o projeto de de Lei nº 4914/2009 que regulamenta apenas a união estável. Veja no quadro abaixo quais seriam as diferenças entre Casamento Civil e a União Estável.

Sobre a União Civil, se ela vier a ser implementada no Brasil vai garantir somente os direitos que estiverem expressos na lei, o único país em que a união civil reconhece os mesmos direitos que o casamento civil que eu temos conhecimento é o Reino Unido, mas entendemos que criar um novo instituto a homossexuais seja discriminatório e mesmo no Reino Unido existe luta pra que seja reconhecido o casamento civil.

É necessário saber que:

A Constituição Federal no artigo 226 § 1º diz que:

“O casamento é civil e gratuita a celebração.”

a seguir ela diz:

§ 3º – Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

A Constituição reconhece a união entre homem e mulher, mas não proíbe a existência desta mesma união entre pessoas do mesmo sexo.

Não existe igualdade entre cidadãos que não tem todos direitos assegurados.

Fonte: Mix Brasil e Marcelo Gerald

Nenhum comentário: