quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Falece Enrique Morente




Ontem, dia 13 de dezembro, o flamenco perdeu um dos seus maiores representantes, Enrique Morente.
Natural de Granada, sul da Espanha, o cantor e compositor completaria no próximo dia 25, 68 anos.
No dia 06 deste mês,  foi internado às pressas para fazer uma cirurgia de úlcera. No sábado passado entrou em coma profundo e veio falecer na segunda-feira.
Sua morte, de certa forma, repentina, deixou a Espanha consternada.  Manifestações de pêsames da classe artística e política rechearam as várias reportagens jornalísticas sobre o acontecimento.
Os fãs do gênero musical que projeta o país ibérico internacionalmente ficam órfãos do homem que soube reiventar o flamenco, dando-lhe elegância e frescor, sem desrespeitar a essência da sua arte.

No passado dia 23 de novembro, Enrique lançou o CD e DVD do show "O barbeiro de Picasso", no qual conta a história de amizade entre o gênio malaguenho e seu barbeiro.  O cantor era fã do pintor, pois não foi a primeira vez que usou Pablo Picasso para expressar sua arte. Em 2008, lançou o CD "Pablo de Málaga", onde lia alguns textos e dava musicalidade à obra literária do mestre do cubismo.

No vídeo acima, uma das atuações dele, ao lado da filha, a grandíssima Estrela Morente. Talvez ela seja desconhecida para a maioria dos brasileiros, mas quem assistiu o penúltimo filme de Pedro Almodóvar, "Volver", pôde ouvir sua linda voz, emprestada para o personsagem Raimunda, de Penélope Cruz, cantando o tema principal.


Amanhã, quarta-feira, o corpo de Enrique Morente será enterrado em sua terra natal. Mas sua arte permanecerá eterna.

Nenhum comentário: