quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Javier Bardem, "Biutiful" e "Uonderful"


Embora o Oscar seja considerado o prêmio da indústria cinematográfica, cujos critérios são questionados constantemente, não podemos negar a evidência de que qualquer profissional do cinema que seja indicado a concorrer a estatueta dourada entra no rol da consagração. 

Em 2001, Javier Bardem foi indicado ao Oscar de melhor ator por interpretar o escritor cubano Reinaldo Arenas no filme “Antes que Anochezca” (Antes do Anoitecer) e a partir disso o seu nome passou a ser conhecido internacionalmente.

Javier vem de uma família ilustre de artistas. Sua árvore genealógica está formada por grandes nomes do cinema e do teatro espanhol. Sua estreia na tela grande foi aos onze anos, com uma pequena participação em "El poderoso influjo de la Luna" (O Poderoso Influxo da Lua), protagonizada pela sua mãe, Pilar Bardem. Teve aparições esporádicas em algumas séries de televisão nos anos oitenta e em 1990 voltou a aparecer no cinema, em “Las edades de Lulú” (As Idades de Lulú), de Bigas Luna. Trabalhou sob a direção de Pedro Almodóvar, no ano seguinte, no filme “Tacones Lejanos” (De Salto Alto) e em 1992 tornou a atuar sob o mando de Bigas Luna, protagonizando com Jordi Mollá e Penélope Cruz, “Jamón, Jamón” (Presunto, Presunto), filme que os projetaram  à fama em esfera nacional, apesar das críticas.
Trabalhou com os maiores cineastas espanhóis ao longo de sua carreira e depois de protagonizar a película de Alejandro Amenábar, “Mar Adentro”,  chamou a atenção de diretores de outros países, pelo seu excelente trabalho.

Sua segunda indicação ao prêmio mais cobiçado do cinema mundial foi em 2007, por seu papel em Onde os Fracos Não Têm Vez”,  como ator coadjuvante e conseguiu levá-lo para casa, tornando-se o primeiro ator espanhol a receber um Oscar.

Para mim, Javier Bardem é um ator completo e recebo com grande alegria a notícia de que foi indicado pela terceira vez ao Oscar, pelo seu trabalho em “Biutiful”, do mexicano Alejandro González Iñárritu . Isso é sinônimo de que sua carreira está mais que consolidada.

Na vida pessoal, ele também deve estar muito feliz. Casado com a atriz espanhola  mais internacional, Penélope Cruz (também ganhadora de um Oscar), acabam de ser pais de um menino. Se o primogênito do casal seguir o caminho dos progenitores, o sobrenome Bardem continuará brilhando nas telas espanholas e do mundo.


Nenhum comentário: