sábado, 10 de março de 2012

Eis que surge outra Adele (Emeli Sandé)



Posso afirmar que o Reino Unido pariu três grandes vozes femeninas nos últimos dez anos: Amy Winehouse, Adele e Emeli Sandé.
Se não fosse pela decisão de Emeli dar prioridade à sua educação, talvez Adele teria se visto obrigada a adotar outro nome artístico. É que Emeli Sandé (Adele Emeli Sandé) era Adele Sandé, antes da cantora homônima surgir.
Filha de pai zambiano e mãe inglesa, Sandé sempre quis cantar, mas seguiu o conselho dos pais em formar-se em outra área. Estudou medicina, com um grau intercalado em neurologia, na Universidade de Glasgow. Seu empresário, Adrian Syke, a esperou desde os 16 anos.
Compaginou os estudos com a composição de músicas para artistas como Cheryl Cole, Susan Boyle, Alexa Dishon, entre outros.
Em 2009, estreou como cantora ao lado do rapper Chipmunk, cantando “Diamond Rings”, música escrita pelos dois. Depois esteve ao lado de Wiley com a canção “Never Be Your Woman”, ambos hits estiveram na lista dos dez mais tocados no Reino Unido.
Seu álbum de estreia, 'Our Version Of Events', lançado nos últimos dias aqui na Europa, foi recebido pela crítica musical britânica como obra-prima. Ganhou o prestigioso Prêmio da Crítica dos BRIT Awards e a mídia especializada diz que será a voz de 2012, assim como Adele foi a de 2011.
Profecias a parte, o certo é que o álbum de estreia de Emeli alcançou o topo de vendas, desbancando Adele que esteve durante 22 semanas com “21”.
“Our Versions Of Events” é realmente um grande disco de soul e R&B. Emeli, além de ser boa pianista, tem uma grande voz. “Breaking The Law”, “Daddy” e “Heaven” são os três temas, dos 14 que compõe o álbum, que estou adorando escutar.
É um grande regalo para os amantes de Soul, que tenham surgido nos últimos tempos, vozes singulares como as de Adele e Emeli Sandé. Torço para que ambas continuem construindo a nova geração deste gênero tão especial. A diferença de idade entre as duas é de quase um ano, Emeli nasceu no dia 20 de maio de 1987 e Adele no dia 5, de 1988.
Espero que continuem surgindo grandes talentos como Emeli e que nem tudo que é comercial, seja ruim.

Nenhum comentário: