sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sexo explícito para crianças

No domingo passado, muitos francesinhos ficaram atônitos. É que por um erro de programação, os personagens do filme animado infantil "Artur e os Minimeus" (baseado nos livros de aventuras com o mesmo nome, de Luc Besson) foram substituídos por  personagens de carne e osso entregados à luxúria.
A emissão de um filme de sexo explícito  interrompeu as aventuras de Artur na terra dos diminutos Minimeus, de 16:14 atè às 17:40, no Canal Plus francês. 


 Diferentemente do que ocorre no Brasil, a maioria das televisões europeias emite apenas programas "enlatados" aos domingos. Séries, desenhos, filmes, enfim, tudo que já está gravado. E cabem a poucos programadores se encarregarem do controle de emissão. Mas ainda assim, é difícil entender como foi possível que demorassem tanto tempo para perceberem a falha.
Os responsáveis pelo canal pediram desculpas aos seus clientes e estão furiosos. Exigem uma investigação exaustiva para conhecer exatamente a causa do ocorrido, para punirem os responsáveis.
Mas não é a primeira vez que acontece esse tipo de falha nesta empresa. Aconteceu algo similar com o sinal distribuído aos países árabes, onde a pornografia é expressamente proibida. Mas era horário noturno e não teve tanta repercussão.

Erros graves como esses não são inéditos. Em maio de 2007, as crianças do estado americano de  Nova Jersey que assistiam ao canal Playhouse Disney (destinado a crianças de 3 a 6 anos), também ficaram sem entender nada quando por um erro de programação, viram os personagens de "Many, mãos à obra" sendo trocados por adultos fazendo sexo. 


"O que eles estão fazendo, papai?"_ perguntou um menino de cinco anos quando viu as imagens. "Eram duas pessoas fazendo aquilo. Era explícito e nojento!", dissera Dunleavy, o pai do menor, em entrevista a um jornal local. Na época, o porta-voz do canal assumiu o erro e pediu desculpas imediatamente, garantindo que investigariam as causas do incidente. 

Um comentário:

Brasil Sem Preconceito disse...

Nossa, que loucura! Falta de responsabilidade tremenda dessa emissora.