domingo, 13 de maio de 2012

Angélique Kidjo, a voz de Benim



Angélique Kidjo é uma das cantoras mais famosas do continente africano. Atualmente tem 51 anos e iniciou a carreira artística desde criança. Sua mãe, que pertencia ao povo iorubá, trabalhava como coreógrafa e diretora teatral em seu próprio negócio. O pai, procedente do povo fon, trabalhava no correio local e seus hobbies eram o banjo e a fotografia.
Começou a cantar e dançar no teatro aos seis anos de idade. O ambiente em que vivia lhe favorecia o contato com diversas culturas e tradições. Seguindo o conselho dos pais, estudou idiomas e na adolescência já era famosa na África Ocidental, por ser vocalista da banda Kidjo Brothers Band, formada com seus irmãos. 
Além de cantora e dançaria, Angélique também é compositora, atriz, diretora e produtora. Desde adolescente já mostrava preocupação pelos problemas sociais, sendo militante contra o apartheid que acontecia na África do Sul. 
Em 1989 teve a oportunidade de realizar um de seus maiores sonhos que era trabalhar com Miriam Makeba, o seu maior ídolo. Fizeram vários concertos no Olympia, em Paris. E a partir daí, descobriram que tinham muitas afinidades em comum. 
Ao longo da carreira profissional gravou dez discos e ganhou reconhecimento internacional, primeiramente na Europa e logo nos Estados Unidos, Japão e Austrália. Trabalhou com artistas de várias partes do mundo como Peter Gabriel, Alicia Keys, Carlos Santana, etc. Em 2000, fez um participação no disco "Sol da Liberdade", de Daniela Mercury, com a canção "Dara". Em 2002 esteve no Brasil, em Salvador (BA), onde compôs três canções com Carlinhos Brown para o álbum "Black Ivory Soul", que também conta com uma versão da música "Refavela", de Gilberto Gil.


Paralelamente ao trabalho artístico, Angélique continuou atuando como ativista política. Muitas de suas canções, gravadas em vários idiomas, têm conotação de protesto. Em 2002 foi nomeada uma das embaixadoras da boa vontade pela UNICEF.  Em 2006 criou a Fundação Batonga, uma ONG que visa fornecer às garotas africanas, ensino secundário e superior de qualidade. Está presente em cinco países: Benim, Etiópia, Camarões, Mali e Serra Leoa. O nome da fundação é referente a um insulto que ela recebeu quando estudava, pois na época era mal visto que uma garota estudasse.
Angélique Kidjo é eclética. Canta em fon, iorubá, francês e inglês, vários gêneros musicais; afrobeat, reggae, world music, jazz, blues, gospel, afropop, etc. 
Em 2010 lançou seu último álbum, Öÿö, com participações de Bono Vox e John Legend, e recebeu ótimas críticas. Participou do show de abertura da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. 
É difícil resumir a biografia de Angélique, pois ela morou em vários lugares e viajou pelo mundo inteiro sempre em nome da música e também das causas sociais. Também não é fácil encontrar palavras para definir a beleza de sua voz.

 

Nenhum comentário: