domingo, 27 de maio de 2012

Eurovisão: Suécia vence com "euphoria"

Ontem, em Baku, capital de Arzebaijão, aconteceu a 57ª edição do Festival Eurovisão da Canção. Não sou seguidor do concurso e até desconhecia a existência dele antes de chegar na Espanha. Sei que gera muita expectativa nos europeus e que a audiência média supera o número de 100 milhões de telespectadores no mundo inteiro. 
Assisti a edição de 2002, quando Rosa foi representar os espanhóis na Estônia. Ela era a vencedora da primeira edição de "Operación Triunfo" (programa de caça-talento musical que foi adaptado para o Brasil como "Fama" na TV Globo), que devido ao seu sucesso de audiência, contribuiu para que o país parasse para ver sua participação. Na ocasião, Espanha ficou em sétimo lugar.


A Suécia foi a grande vencedora deste ano com 372 pontos. Rússia e Sérvia ficaram em 2º e 3º lugar, com 259 e 214  respectivamente e Espanha em 10º, com 97.
Loreen, nascida em Estocolmo, descendente marroquina-berbere, apresentou-se com o tema "Euphoria" e não decepcionou aos que apostavam por ela. Com boa voz e uma performance que chamou bastante atenção, a cantora de 28 anos teve seu número considerado brilhante pela imprensa europeia. A canção soa bem comercial  e incita à dança. A coreografia lembra Bjork, Lila Downs, Michael Jackson e a dança do siri.


Existe uma diversidade incrível na Eurovisão, cuja crítica fica ao critério de cada um, obviamente. "Quedate conmigo" foi a música escolhida para ser interpretada por Pastora Soller, representando a Espanha. A interpretação não poderia ter sido melhor, a cantora demonstrou talento e segurança no palco.  Merecia melhor colocação. Deixo abaixo o link do vídeo da apresentação:
http://www.rtve.es/alacarta/videos/eurovision-2012/espana-pastora-soler-quedate-conmigo/1421411/

Nenhum comentário: