domingo, 27 de maio de 2012

Homofobia: a válvula de escape

Freud disse que a civilização é o produto da frustração dos instintos humanos e que é a maior causa das patologias mentais. O que diferencia o homem dos outros animais é a capacidade de pensar e observando a história da humanidade, às vezes, questiono se isso é um mérito. 
Como entender o mundo que é explicado desde a proibição feita pelos que profanam o que professam?  Como aceitar que a religião, que é outra forma de organização social, é imprescindível como pilar para a humanidade? O homem realmente demonstra insanidade mental quando tenta impor o que sente aos demais. Superior a essa manifestação de loucura só mesmo a tentativa de usurpar o sentimento do próximo. 
Pretender ditar o comportamento alheio que nada lhe pode afetar não é uma atitude tirana que reflete exatamente a insatisfação com a própria forma que escolheu para viver? A convicção do que predica se rompe quando age dessa forma. Na verdade quanto mais histérico, mais inseguro está dos próprios valores. 
Costumes e tradições são expressões culturais que se recebem através de educação. Quanto mais rígidas são as normas, mais são as probabilidades de uma sociedade infeliz. A repressão é a forma mais letal para a psique humana.
O Brasil é maioritariamente cristão e um dos princípios que é consenso entre todos os ramos do cristianismo é o amor ao próximo. Como compreender então o alto índice de homicídios e outros crimes que atentam contra a segurança pública? Por que a corrupção é uma das principais características do país? Por que a homofobia está presente no consciente coletivo brasileiro?
O Brasil só se sente realmente cristão quando cerceia as liberdades individuais. Como é difícil seguir todos os mandamentos de sua crença, pratica em nome de Deus o que é mais fácil, interferir na vida dos outros de forma perniciosa, mesmo que o ódio contraria o que pregava Jesus. A homofobia é uma das válvulas de escape para essa sociedade que se fosse tão religiosa, provavelmente não seria tão feliz.


Nenhum comentário: