sábado, 5 de maio de 2012

Os mesmos direitos com os mesmos nomes

"Ser heterossexual não é nenhum mérito e ser homossexual não é um desmérito./O amor entre homens e mulheres é uma constante universal, o único que varia é a atitude da sociedade./O casamento é uma instituição humana, é cultural, não pertence a nenhum ditado de lei natural e tampouco divina. O casamento homossexual não destrói nenhuma instituição, pelo contrário, amplia esse direito./Compreendam que o casamento a se chamar casamento é um direito de todos, sem distinção. E em democracia não pode ser privilégio de uns e exclusão de outros..."- esse é um trecho do discurso da deputada socialista espanhola (PSOE) Carmen Montón, realizado no Congresso espanhol, no dia que foi reconhecido o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo na Espanha, no dia 30 de junho de 2005.
"Guerra de deus ou projeto do demônio, essas expressões nos remetem a tempos medievais, à época da inquisição. É inconcebível que a maioria negue direitos às minorias."- trecho de uma entrevista concedida pela presidente argentina, Cristina Kirchner. O casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido na Argentina desde o dia 15 de julho de 2010.

Há exatamente um ano, o STF reconhecia por unanimidade a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Muitas pessoas perguntam se isso não é suficiente e questionam a luta para que esse direito seja legislado. Não, apesar de ter sido um grande avanço para as pessoas LGBT, necessitamos que outro passo seja dado e que o Estado garanta direitos iguais a todos os cidadãos, sem excluir ninguém.
É importante esclarecer que a campanha pelo casamento civil igualitário pretende ampliar os direitos às pessoas do mesmo sexo e que isso não interfere negativamente na vida dos heterossexuais. Qualquer oposição é meramente embasada em argumentos religiosos e carece de validade em um estado democrático.
É necessário explicar à sociedade de que não haverão duas pessoas do mesmo sexo no altar de uma igreja, porque essa não é a pretensão dos homossexuais. Exigimos apenas os direitos civis básicos. Portanto, nenhuma instituição religiosa deveria se opor a essa causa.
O reconhecimento deste direito contribuirá para a diminuição da homofobia. O Brasil é considerado um dos países mais homofóbicos do mundo e é onde ocorrem mais homicídios contra as pessoas homossexuais.
Peço a todas as pessoas que chegaram até aqui, que firmem o abaixo-assinado. Cada assinatura é importante e isso não lhe custará absolutamente nada. Em menos de um minuto, seu voto será computado para que possamos levar a Plenário, o projeto de lei criado pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). Para fazê-lo é só entrar no site:


Reitero meu agradecimento aos amigos e artistas que admiro por continuarem expressando abertamente suas opiniões e permitindo que sejam publicadas aqui. Vejo as pessoas como o Estado deveria entender os cidadãos: de maneira igual, sem distinção de etnia, idade, religião, gênero e sexualidade.


 Você é a favor do Casamento Civil Igualitário? Por quê?  







"Sou a favor. Igualdade acima de tudo, essa conquista não pode ser ignorada."
Bruno Perillo, ator





 "Sim, concordo com a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Acredito que o amor tem diversas facetas e que o fato da união entre parceiros do mesmo sexo ainda ser algo visto como ilegal (vulgo imoral) fomenta o preconceito existente. A aceitação desse fato traria luz não apenas à esta questão, quanto outras de cunho preconceituoso de uma forma geral."
Ana Alice Amorim, professora e revisora de textos, 35 anos






"O importante é ser feliz. Tantos políticos fazendo coisas erradas, tanta fome no mundo,  devemos nos importar com isso. O casamento civil igualitário tem que existir sim, sem problema nenhum."
Antoni Filho, modelo, 23 anos




 


"Sim. Sou totalmente a favor do casamento civil igualitário."
Íttala Nandi, atriz






 "Sou a favor do Casamento Civil Igualitário pois acredito profundamente na construção de uma vida feliz através dos nossos afetos, sejam eles homoafetivos ou heteroafetivos. Pois todos tem o direito de amar e compartilhar seus afetos, seguindo sua orientação sexual livremente, respeitando a sua identidade e individualidade, pelos principios de igualdade de respeito e consideração e compartilhar do mesmo regime jurídico do Estado. Somente assim poderemos construir uma sociedade justa, sem preconceitos e consequentemente um mundo melhor."
Celso André, ator, dramaturgo, diretor teatral





"Acredito que o direito se reserva a todas as pessoas independente da situação em que elas se encontram. Independente de sexo, raça, cor, condição sexual, religião, entre outras. As diferenças existem, mas o direito deve ser estendido a todos."
Edna Santos, funcionária pública, 38 anos 






"Sim, sou a favor. Diz a nossa Constituição: todos são iguais perante a lei. Portanto, entendo que a igualdade de condições e direitos deve ser aplicada a todas as pessoas, independentemente de raça, condição social, cultural, religiosa e também de sua condição sexual. Uma família, sejam os cônjuges heteros ou homoafetivos, deve usufruir das mesmas condições e direitos de quaisquer cidadãos."
Deo Garcez, ator, 44 anos





"Sou a favor do casamento civil igualitário porque, embora não ache o casamento civil necessário para o reconhecimento da parceria amorosa e da família constituída a partir dela, este é um direito civil e, como tal, deve servir a todos, sem distinção, para que escolham fazer uso dele ou não. Este é o único caminho possível para uma sociedade Humanista."
Cecilia Rangel, atriz, escritora e roteirista, 53 anos 





"Sou a favor do casamento civil igualitário. Simplesmente por entender que as pessoas tem liberdade de escolhas. E não devemos fazer julgamentos sobre as escolhas particulares, devemos respeitar."
Luís Villaça, diretor de fotografia, 32 anos






"Eu sou a favor, desde que não envolva a igreja no meio!"
Devlyn Schil, estudante, 24 anos









"Sou a favor da liberdade, do amor, do educar, do ir e vir... O casamento civil igualitário proporcionará aos iguais os iguais direitos que os heterossexuais já possuem, é a cidadania sendo finalmente dada a todos os cidadãos."
Geraldo Ramos, jornalista, 28 anos 



 



 "Concordo com várias opiniões nos posts anteriores. Acho que devemos amar e construir juntos. Acho que todos temos o direito de sermos felizes."
Gilberto Zangrande, ator







"Sou a favor sim. É uma conquista de liberdade para todos e defendo isso com plena convicção!"
Sonia Clara Ghivelder, atriz 








"Sou a favor sim. Desde que haja amor. Eu tenho um companheiro há 4 anos, mas nunca pensamos no casamento propriamente dito. Mas se for a vontade do casal, acho válido.  Embora casar nunca foi meu sonho."
Frederico Ferrera, estilista, 24 anos







"Sim, por uma questão de igualdade civil. A comunidade brasileira GLBT tem todos os deveres civis inscritos da Constituição e apenas alguns direitos. O casamento não é um deles."
Gilberto Scofield Jr., jornalista, 46 anos







"Sou a favor do casamento civil igualitário, porque acho que todos os brasileiros devem ser tratados da mesma maneira, com os mesmo direitos e deveres."
Rafael Zveiter, poeta




"Sou a favor do casamento civíl igualitário. É desprovida de qualquer lógica proibir legalmente que duas pessoas se unam e tenham os mesmos direitos e deveres pela razão de nascer ou se devenvolver, como cidadão, tendo atração afetiva/sexual por outro indivíduo do mesmo sexo - as pessoas só observam o lado sexual da questão, afinidades afetivas também contam."
Maria Leonilda Gnan, policial civil, 56 anos



 

"Sou a favor do casamento igualitário. As pessoas pagam impostos igualitários, dividem deveres e obrigações iguais independente de sua orientação sexual e suas escolhas. Ser igual no casamento e o mínimo que deve ser seguido."
Thiago Adorno, ator, 33 anos






"Sim, sou a favor do casamento civil igualitário totalmente. Porque gosto e prezo a felicidade. Sendo pessoas de maior idade, sem serem obrigadas, quero dizer, de comum acordo, podem casar livremente. O importante é ser feliz."
Luzia Moraes, empresária e produtora cultural, 32 anos


"Apoio o projeto de divulgação da campanha pelo casamento civil igualitário no Brasil. Estamos caminhando para a igualdade social, independente da orientação sexual, etnia ou condição social. A nova geração já encara positivamente o assunto de casamento entre iguais, espero que o tema deixe de ser um tabu para ser uma celebração ao amor, companheirismo e modelo para outros paises."
Renato Andrade, blogueiro e curador de conteúdo para web e mídias sociais




"Sim, sou a favor. Porque acredito que um tem o direito de ser feliz, seja qual for sua escolha, seu pensamento e sua posição diante de uma sociedade simplesmente coberta de ignorantes e homofóbicos."

Talita Sánchez, professora, 29 anos




"Sou a favor sim , pois acho que uma união estável independente do sexo , deve ter suas garantias paras as duas pessoas que resolverem assumir tal compromisso . Sou só contra o nome casamento para união de pessoas do mesmo sexo e sim preferindo chamar de contrato, sei que parece algo meio sem romantismo, mas acho que o fator de pessoas fazerem "algumas cenas" com a palavra casamento acaba dando uma ideia errada para quem não entende muito do argumento de uma união de pessoas do mesmo sexo."
Nuno Botelho, produtor


 "Na realidade social brasileira a união entre pessoas do mesmo sexo, que estabelecem comunhão de vida baseada no afeto, assistência e respeito mútuo. Porém, tais uniões não são regulamentadas pela Constituição Federal, que as consideram inexistentes, em total incoerência com os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da liberdade. Perante a lei todos somos iguais sem distinções, afinal os homosexuais pagam seus impostos tanto quantos os heteros, brancos e negros deste país,nada mais do que direito o casamento civil igualitario.Nós só vivemos em busca da felicidade como qualquer casal."
Jonnes Lima, jardineiro, 24 anos 


Nenhum comentário: