segunda-feira, 21 de maio de 2012

Xuxa no divã do Fantástico

Assisti o depoimento de Xuxa no Fantástico e fiquei curioso em saber se ela fez ou ainda faz alguma terapia. Acredito que para os profissionais de psicologia que tenham visto o programa, não foi difícil compreender a imagem confusa que ela transmitiu para os telespectadores.
É impossível não reconhecer que a "rainha dos baixinhos" foi a babá das gerações dos anos 80 e 90 no país. Foram os anos em que a televisão se popularizou no Brasil, alcançando maior número de casas, como também o período  da reafirmação da mulher no mercado de trabalho, iniciado principalmente nos anos 70. A mudança de estrutura da sociedade  e do comportamento da família contribuiram para que o contexto fosse propício para que Xuxa fosse transformada em um grande ícone infantil. 
O preço que paga uma pessoa quando que se torna famosa é a privação de algumas liberdades e o prejulgamento público. Esses efeitos colaterais da fama estiveram sempre presentes na carreira da que é uma das maiores celebridades brasileiras.Vários boatos foram espalhados sobre a vida dela e alguns tão absurdos que só são possíveis em uma sociedade como a nossa. Não vejo a população de nenhum país europeu difundir e acreditar que uma apresentadora de televisão ficou famosa porque tenha feito pacto com o diabo.
A entrevista "estarrecedora", "bombástica" e outros adjetivos sensacionalistas que chamaram a atenção para o programa teve repercussão nas redes sociais e nos portais de internet. A proposta de casamento com Michael Jackson, as relações com Pelé e Ayrton Senna, a ausência dos nomes de Luciano Szafir e Marlene Mattos foram os tópicos mais debatidos. Mas o assunto de real relevância social foi frivolizado por muitos. A revelação de que sofreu abuso sexual até os treze anos foi questionada de várias maneiras, mas não foi dada muita importância pela questão em si.
A violência sexual contra as crianças dentro do próprio lar é um grande problema e que acaba determinando de forma negativa o futuro delas. Xuxa foi corajosa e valente em falar sobre esse assunto em rede nacional. Provavelmente ela esteja realmente vacinada contra as críticas e a vontade de combater o abuso infantil tenha falado mais alto. Essa exposição pode contribuir de forma positiva sobre esse assunto tão delicado. Abrir um debate para que a sociedade esteja mais atenta aos menores e que as autoridades públicas tenham boa estrutura para proteger as vítimas.
Espero que os telespectadores do programa façam uma análise da experiência de Xuxa e estejam mais atentos aos seus "baixinhos". Apesar de ser um tema difícil, é imprescindível que os adultos prestem atenção no comportamento das crianças  ao seu entorno.




Nenhum comentário: