sábado, 16 de junho de 2012

Aumenta a delinquência e a xenofobia na Europa

Em circunstâncias extremas de medo, o ser humano perde o civismo e procura atacar o inimigo como forma de defesa. Se analisarmos a história da humanidade, vemos que a violência sempre foi a maneira de expressar a insatisfação com a realidade. O capital sempre foi o responsável pelas guerras de poder, camuflado de alguma ideologia convincente que acaba ampliando o número de adeptos a medida que a situação vai se estreitando.
Na Alemanha, a depressão econômica mundial de 1929 fez com que a República de Weimar  fosse perdendo popularidade devido as adversidades consequentes da crise financeira. Não foi difícil convencer os alemães a colocar o poder nas mãos de Adolf Hitler, em 1933. Um dos maiores vilões da nossa era, acabou com a vida de mais de seis milhões de pessoas com o respaldo da metade da população que acreditava que os judeus eram os responsáveis de todas as mazelas sociais.
Os países da União Europeia estão enfrentando outro desafio pela frente que é não repetir os erros do passado em circunstâncias similares a década de trinta, embora o contexto político seja diferente daquela época.
A delinquência na Grécia aumentou desde a quebra, em 2010. Desde então, os assaltos armados a casas aumentou mais de 100% e os homicídios 5%. Paralelo a este tipo de violência, o número de suicídios cresceu vertiginosamente. Somente neste ano foram registrados mais de 150 casos. O ambiente é caótico e talvez por isso o partido nazista Aurora Dourada venha ganhando a simpatia dos gregos.
Com uma polícia sem recursos e desmoralizada pelos cortes salariais, a violência na rua tem aumentado. Os nazistas tem organizado patrulhas nos bairros para diminuir a insegurança e essa atitude tem sido aplaudia pelos gregos. É comum vê-los agredindo verbalmente e fisicamente os imigrantes. Atualmente, o berço da civilização não é lugar para gente de fora. Até turistas já foram vítimas desses atos.

                                          Grupo racista ataca a imigrantes na Grécia

Na Espanha, o número de ocorrências de violência subiu levemente em comparação ao ano passado. A segurança é um dos quesitos que garante a qualidade de vida dos cidadãos, mas com o aumento da crise econômica, o número de pobres vem aumentando a cada dia, criando um cenário propício para uma previsão pessimista.
O desemprego entre os jovens na Europa faz com que a criminalidade aumente, principalmente nos países periféricos.  Os governos perdem autoridade moral, diminuem gastos com a segurança pública e os mais frágeis acabam ficando mais desprotegidos.
Dizem os mandatários europeus que amanhã será um dia crucial para determinar o futuro da Europa, pois haverá eleição na Grécia. .Segundo as medidas que forem tomadas pelo novo governo grego, o país poderá realmente cair e derrubar Irlanda, Portugal, Itália e Espanha. E isso seria multiplicar negativamente o que acontece por aqui e afetaria como um tsunami os outros países do mundo.
Talvez a interpretação do calendário maia de que 2012 seria o apocalipse não deveria ser tão desconsiderada.  Mas podemos olhar de forma positiva,  pois não teríamos que nos preocupar com a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Nenhum comentário: