sexta-feira, 15 de junho de 2012

Brasil no es "país carioca"

ca.ri.o.ca
s m+f (tupi kariuóka) 1 Pessoa natural ou habitante da cidade do Rio de Janeiro. 2 Variedade de arroz. 3 Variedade de feijão. adj 1 Pertencente ou relativo à cidade do Rio de Janeiro. 2 Que tem pintas na pele. 3 Designativo do café misturado com água. 4 Qualificativo de uma raça de porcos domésticos.
O termo "carioca" é de origem tupi e significa "casa de homem branco". No dicionário da Real Academia Espanhola, carioca são as pessoas que nascem na cidade e província (estado) do Rio de Janeiro. 
Foi adotado oficialmente como gentilício aos cidadãos naturais do Município de Rio de Janeiro em 1834, quando houve a separação da província. Atualmente, as pessoas que nascem no estado do Rio de Janeiro são fluminenses e cariocas são aqueles que nascem na capital. Todos cariocas são fluminenses, mas nem todos fluminenses são cariocas.
Jornalistas espanhóis e de outros países de língua espanhola, usam a expressão "país carioca" como sinônimo para Brasil. Para não empobrecer um texto é bom evitar a repetição de palavras, por isso os profissionais que trabalham com a escritura recorrem aos sinônimos para não tornar a redação cansativa. Como são responsáveis pela informação, deveriam entender que essa expressão não é correta. Seria a mesma coisa se disséssemos "pais sevilhano" para se referir a Espanha ou "país napolitano" a Itália. Esses profissionais deveriam investigar um pouco mais sobre o que estão escrevendo e corrigir esse erro. Eu mesmo já enviei alguns e-mails para as redações de alguns jornais que usam copiosamente "país carioca".
Devido ao emprego dessa expressão ser recorrente, é normal encontrar pessoas que digam que sou "carioca" em vez de brasileiro. Como os argentinos que utilizam "galego" para os espanhóis. É transmitir uma falsa realidade, perpetuar um conceito equivocado. É reduzir em vez de ampliar.
É estranho ler "el carioca Caetano Veloso", "el carioca Neymar", "la carioca Xuxa", etc.  Espero que descubram outra definição que não reduza um país continental como o Brasil a uma única cidade, mesmo ela sendo uma das mais maravilhosas do mundo.

Nenhum comentário: