quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como estará Gabriel Garcia Márquez?

Nos últimos dias tenho lido em vários portais de notícias a mesma informação sobre Gabriel Garcia Márquez e, embora alguns sejam mais reservados com as palavras, outros expressam claramente o que se lê nas entrelinhas: Gabo estaria doente de Alzheimer.


No artigo "Se apagou a memória de Gabo?" do jornalista Édgar Artunduaga, publicado no portal colombiano Kien&Ke, foi lançada a dúvida. O escritor Plínio Apuleyo Mendoza, amigo de Garcia Márquez, revelou sua preocupação com o estado de saúde de Gabriel. Conta que não se falam há cinco anos e que um dos filhos, Rodrigo, disse que é necessário que se vejam pessoalmente para que ele possa reconhecê-lo, pois somente pela voz não é possível.
Mendoza conta que a última vez que conversaram, Gabriel esquecia de certas coisas e reiterava perguntas como "Quando você chegou? Onde está hospedado?". No entando, quando foram almoçar e a lembrar de coisas muito antigas de 30 ou 40 anos, a memória lhe funcionava perfeitamente.
Gabriel completou no último dia seis de março, 85 anos. Seu último livro foi lançado em 2004, "Memórias de Minhas Putas Tristes", traduzido para vários idiomas e publicado nos cinco continentes.
É considerado o personagem mais ilustre de Colômbia. Em 1982 ganhou o prêmio Nobel de Literatura e um de seus livros mais famosos, "Cem Anos de Solidão" é considerado um dos mais importantes da língua espanhola.
A família ainda não confirmou qual é exatamente a situação do escritor, mas torço para que esteja bem dentro do possível. Somos muitos os que sentimos falta das opiniões e críticas de Gabo.



Nenhum comentário: