domingo, 17 de junho de 2012

Façam como Pepê e Neném: sejam vocês mesmos


As gêmeas Potiara e Potiguara têm a solidez de diamante, resistiram as adversidades típicas que podem enfrentar as pessoas afrodescendentes que nascem na periferia e que perderam a mãe sendo ainda bebês. O contexto e as condições inóspitas em que cresceram não são nenhuma novidade para nós brasileiros. Vemos essas histórias como as delas se multiplicarem por milhões no nosso extenso território geográfico.
Lembro que a dupla fez muito sucesso e que estava presente em programas de televisão de grande audiência. Todo mundo no Brasil sabe quem são Pepê e Neném. Duas figuras carismáticas que encantam pela simplicidade.
Há anos não sabia nada delas até assistir o programa da Marilía Gabriela, no SBT, na semana passada. Pude conhecer um pouco mais sobre a biografia das duas que se infundem e confundem e se opõem a qualquer tentativa de definição simbiótica. São iguais em muitas características.
Revelar a homossexualidade no Brasil é um ato de coragem. Sabemos que existe um infinito número de artistas que carregam consigo o estigma da dúvida sobre sua sexualidade. Muitas vezes a incerteza pode proporcionar algum benefício, mas essa vantagem é assumida por covardia e egoísmo. Pepê e Neném assumiram serem lésbicas e vendo a entrevista que concederam ao Danilo Gentili, depois de terem sido "trend topic" no twitter e um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, percebi que elas estão felizes por terem assumido essa outra característica tão importante da identidade delas.
O apresentador de "Agora é Tarde" nem sempre é feliz em suas perguntas e muitos convidados acabam sofrendo pela falta de traquejo dele. Mas precisamente essa entrevista, que ele fez com as gêmeas cariocas, foi espetacular.
Pepê e Neném se mostraram espontâneas e confortáveis. Riram muito e fizeram rir. A naturalidade da "conversa" foi positiva e o ex-integrante do CQC esteve muito bem. Não mostrou pitadas homofóbicas e tampouco espetacularizou o assunto.
As garotas de riso fácil e sotaque carioca de morro merecem parabéns pela ousadia de serem o que são, abertamente.
Apesar de não apreciar o que elas cantam, reconheço que as duas são donas de grandes vozes e que deveriam ser exploradas em outros gêneros. E como no Brasil a música está em coma, pois nunca existiu uma geração tão ruim musicalmente, torço para que Pepê e Neném tenham sorte na escolha de repertório e que estejam bem assessoradas, pois não há dúvida do potencial que elas têm.

                                            Agora é Tarde (TV Bandeirantes), 13/06/2012

Nenhum comentário: