sábado, 23 de junho de 2012

Museu Reina Sofia, em Madri


O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um dos museus de arte moderna mais importante do mundo e que no próximo mês de setembro completa vinte anos.
O museu que compõe o Triângulo de Arte de Madri (o museu do Prado e o Thyssen-Bormemisza são os outros dois) leva em seu nome uma homenagem à Rainha Sofia, rainha consorte de Espanha e possui dois edifícios; um do século XVIII conhecido como Sabatini e outro que começou a ser construído em 2001 e que foi inaugurado em 2005, o Nouvel. Os nomes de ambos estão relacionados com os sobrenomes dos arquitetos que os projetaram, embora o neo-clássico tenha sido desenhado inicialmente por José de Hermosilla.
Cronologicamente, a coleção é uma prolongação do museu do Prado e alberga mais de 16.200 obras que são do final do século XIX até a atualidade.
Com peças de artistas do mundo inteiro, o quadro de "Guernica", uma das obras mais conhecidas de Pablo Picasso, é sem dúvida a obra estrela do museu que, também conta com outras peças do artista "malagueño".
Salvador Dalí, Joan Miró, Diego Rivera e Roberto Matta são outros nomes com obras expostas, entre muitos outros.
Os três museus mais importantes de Madri estão bem localizados no centro. O Reina Sofia está próximo da estação central de trens da capital, Atocha.
Deixo abaixo o link da página web oficial do museu, com todas as informações necessárias sobre horário de funcionamento e tarifas.

http://www.museoreinasofia.es/index.html


Ressalto que é possível visitá-lo grátis todos os dias, nos seguintes horários:

Segunda a sexta-feira:  das 19:00h às 21:00 h
Sábado: das 14:30h às 21:00h
Domingo: das 10:00h às 14:30h
18 de abril, 18 de maio, 12 de outubro e  6 de dezembro




Nenhum comentário: