quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rodrigo Santoro, o príncipe do Brasil


Em alusão ao filme "Heleno", encontrei o título acima em uma manchete no portal do jornal espanhol "El País". Depois de ler a informação, a curiosidade fez eu navegar na internet e conhecer um pouco mais a opinião que a imprensa internacional tem sobre Rodrigo Santoro e pude constatar que além de ser visto como galã, também é reconhecido pelo talento.
Desde que assisti "Bicho de Sete Cabeças", comecei a prestar mais atenção nele. Logo veio "Abril Despedaçado", "Carandiru", "A Dona da História", etc. 
Rodrigo, aos 36 anos de idade, já integrou o elenco de vários filmes nacionais e também internacionais. No Brasil já é um ator popular e consagrado, afinal, iniciou a carreira na televisão aos 18 anos e participou de várias novelas e séries. Eu só pude vê-lo nas séries "Hilda Furacão", "Hoje é dia de Maria" (uma das melhores obras da teledramaturgia brasileira de todos os tempos) e "Som & Fúria" (todas na TV Globo). 
A minúscula participação no filme "As Panteras Detonando" teve grande repercussão apenas no Brasil, pois para Hollywood era ainda apenas um figurante entre milhares. No mesmo ano, em 2003, fez outra participação em uma produção estrangeira, desta vez, no cinema inglês, no filme bem conceituado "Simplesmente Amor".
Em 2006 apareceu na série de maior sucesso mundial da última década: "Lost" (da rede de televisão americana ABC). Apesar de que queríamos vê-lo mais tempo, a personagem que interpretava teve vida curta na ilha misteriosa. Mas a partir daí, a carreira internacional foi ganhando corpo e seis anos depois, Rodrigo Santoro vem conquistando espaço cada vez mais. E 2012 está sendo um ano importante para isso.
Participou do filme "Hemingway & Gellhorm", do canal HBO, que foi exibido no último dia 28. Esteve ao lado dos atores protagonistas Nicole Kidman e Clive Owen, na apresentação do longa no Festival de Cannes.
No dia 03 de agosto chega aos cinemas brasileiros o filme  "O Que Esperar Quando Você Está Esperando", no qual faz par romântico com Jennifer López. O elenco conta também com Anna Kendrick, Joe Manganiello, Chace Crawford, Cameron Diaz, Elizabeth Banks e Chris Rock, sob a direção de Kirk Jones.
E ainda para este ano, já tem um acordo com a distribuidora Screem Gems para levar para os Estados Unidos o filme brasileiro "Heleno", que produziu e protagonizou no ano passado.
Para 2013, está prevista a estreia de "300: Battle of Artemisia", onde voltará a interpretar o Rei Xerxes. Segundo o próprio ator, o filme será  o prelúdio de "300". E também "Last Stand", ao lado de Arnold Schwarzenegger.


Indubitavelmente a indústria cinematográfica americana é a maior do mundo, por isso torço para que Rodrigo Santoro possa realmente consolidar seu nome nesse mercado tão difícil de entrar, principalmente para atores estrangeiros que não tem o inglês como idioma nativo. Dificilmente vemos obras de arte produzidas por Hollywood, mas muitos bons atores aproveitam essa grande vitrine e o retorno econômico para produzirem cinema independente, onde não há um compromisso fundamentalmente capitalista. E Santoro já demonstrou que essa também é a sua tendência.











Comercial  do perfume francês Chanell nº5, que protagonizou com Nicole Kidman. É considerado o mais caro da história até a data de hoje,  segundo o site Business Insider. Só o cachê da atriz australiana foi responsável por uma fatia de US$ 3 milhões do orçamento.






Nenhum comentário: