quinta-feira, 12 de julho de 2012

Como conhecer Madri com pouco dinheiro


Viajar é uma das melhores terapias que existe e nem sempre dispomos de dinheiro suficiente para fazê-lo. Mas às vezes é possível se aventurar com pouco.
Quando ignoramos informações sobre o destino, corremos o risco de gastar muito mais do que faríamos se tivéssemos em contas alguns pequenos detalhes.
Às vezes escolhemos um hotel com preço mais econômico, mas que pela distância dos pontos de interesse turístico acabamos perdendo tempo e dinheiro com o transporte. Optamos pelos restaurantes em lugares emblemáticos e terminamos pagando uma diferença importante entre qualidade e preço. Lembro que quando estive em Roma pela primeira vez, eu e mais dois amigos gastamos quase cem euros por uma pizza congelada, uma salada de queijo de búfala e uma garrafa de vinho na Praça Navona. Atualmente quando regresso à cidade, gasto bem menos e como em lugares onde a qualidade acompanha o bom preço.
Como moro há muito tempo aqui em Madri, decidi deixar algumas dicas importantes para quem quiser visitar a cidade de forma bem econômica. Transporte, hospedagem e alimentação são as necessidades básicas para qualquer um.

                                                Transporte

A capital espanhola conta com um dos melhores serviços de transporte público do mundo. Desde o aeroporto é possível chegar a qualquer parte da cidade usando ônibus ou metrô.
Existem bilhetes especiais para turistas, cujos preços variam de acordo com a quantidade de dias e também da zona. Eu recomendo comprar o da zona A que é o mais barato e também o mais útil para o que vem visitar exclusivamente a capital. Deixo abaixo as tarifas:

1 dia (8 euros), 2 dias (13,40), 3 dias (17,40), 5 dias (25,40) e 7 dias (33,40)

O bilhete permite um número ilimitado de viagens em ônibus, metrô e trem no período de validade. Você pode adquirí-lo no balcão de qualquer estação de metrô, apresentado um documento de identidade. Mais informações, visite o site abaixo:


http://www.metromadrid.es/es/viaja_en_metro/tarifas/abonos/contenido02.html

                                    HOSPEDAGEM

A hospedagem em um albergue além de ser barata, permite ao mochileiro conhecer pessoas novas de várias partes do mundo. Mas devemos sempre esmiuçar cada lugar, levando em consideração as avaliações feitas por hóspedes anteriores nos próprios sites dos lugares ou procurar em outros fóruns na internet.
Mesmo dispondo de um bom serviço de transporte público que encurta as distâncias, é aconselhável se hospedar no centro da cidade, pois isso facilita bastante. Lugares como a Porta do Sol, Gran Via, Plaza Mayor, Tirso de Molina, La Latina, Chueca, Tribunal são algumas referências para entender o que é realmente cêntrico. Consulte se o preço por noite inclui o café da manhã, toalha para o banho, etc. Pois alguns deles publicam valores mais baratos e cobram por esses pequenos serviços, podendo enganar os mais desatentos.
Fiz algumas pesquisas e constatei que a partir de 13 euros é possível se hospedar em um albergue com todos os serviços, desde a primeira refeição do dia até armários com cadeados para guardar os pertences pessoais.
Deixo abaixo links confiáveis com várias ofertas. Apesar disso, reitero o cuidado com a localização, serviço prestado e a valorização dos que passaram pelo lugar.
 Hostel Bookers
 Hostel World


                                             ALIMENTAÇÃO


A gastronomia espanhola é uma das mais diversas e saborosas que existe. Em Madri há uma infinidade de ofertas de restaurantes de várias regiões do país e também do mundo. E como na maioria dos lugares turísticos, os preços variam bastante.
Para os mochileiros que pretendem gastar menos de dez euros em uma refeição,  encontrarão restaurantes que oferecem "menús" por esse valor. São pratos feitos que inclui uma entrada, um segundo prato, bebida, sobremesa ou café.
Existe uma rede de restaurantes de bufett livre que abrange toda a geografia espanhola, com vários endereços em Madri. Durante o dia é possível comer o que quiser, com variedades de saladas, pratos quentes, sobremesa e café por 9,95 euros. Se chama "Fresc Co" e é um lugar para quem quer comer sem frescura.
E como sabemos, na Espanha existem as famosas tapas que acompanham cada bebida que você consome nos bares, apesar de não ser tão frequente como antes. Inclusive muitos madrileños até se queixam porque essa cultura já vinha sendo dissipada e com a atual crise econômica, isso se agravou. Mas ainda podemos encontrar locais que seguem a tradição, como o bar El Tigre que cobra 2,50 por uma cerveja acompanhada das maiores tapas da cidade.
Na cervejaria 100montaditos uma jarra de 500ml de cerveja custa apenas um euro e os "montaditos" (pequenos pães recheados com diversas variedades) variam de 1 a 1,40 euro, sendo que nas quartas-feiras tudo é vendido a 1 euro, inclusive saladas. Virou uma febre em Madri e estão espalhadas pela cidade inteira. Outra que vem ganhando fama e se estendendo também é a La sureña, eu ainda não estive, mas ouvi bons comentários. A promoção que todo mundo adora é a de 5 garrafas pequenas de cerveja em um balde de gelo por apenas 3 euros e as variadas porções abundantes por 6 euros.
Para quem gosta de leitão assado (cochinillo) e pode gastar entre 40 e 50 euros, recomendo um almoço ou jantar no restaurante registrado no Guinness como o mais antigo do mundo, El Botin. Aberto desde 1725, teve clientes ilustres como Goya, Hemingway, Pérez Galdós e Truman Capote. Está localizado ao lado da Plaza Mayor, na calle Cuchilleros, 17. 



                                Cultura e diversão


Madri é uma cidade plural e tem um leque amplo de possibilidades de diversão para os seus habitantes e visitantes.
Os principais museus da cidade tem a entrada grátis em horários especiais do dia, como o Reina Sofia (de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h; sábado das 14h30 às 21h; domingo das 10h às 19h), o museu do Prado (de segunda a sexta-feira das 18h às 20h, domingos e feriados das 17h às 19h) e o museu Thyssen (grátis para algumas exposições temporárias, mas para visitar a coleção permanente a entrada é de 9 euros).
Os pontos mais emblemáticos estão relativamente próximos um do outro no centro, portanto é aconselhável ir andando. Puerta del Sol, Plaza Mayor, Plaza de la Cibeles, Gran Via, Palácio Real, bairros de Chueca, La Latina e Lavapiés são lugares obrigatórios.
Algumas boas alternativas para um passeio mais descontraído são os parques, o do Retiro, por exemplo, é um lugar muito bonito e que vale a pena conhecer. O do Templo de Debod também é outra boa pedida para ver o entardecer de Madri.
Para os que gostam de dançar e conhecer gente, não se sentirão decepcionados, pois existem bares e discotecas para todos os gostos de segunda a segunda. A entrada é grátis em vários lugares ou é cobrada uma consumição mínima. Atualmente a promoção de dois drinks por 15 euros está presente em quase todos os convites que te entregam quando você caminha de noite pelo centro da cidade. Há ofertas ainda mais baratas e é comum que "promoters" te ofereçam um "chupito" (pequena dose de algum licor) grátis para conhecer o local que eles promovem.
É impossível não gostar de Madri, uma das cidades com mais vida da Europa e com uma ótima estrutura para receber bem o turista.
























Nenhum comentário: