sábado, 7 de julho de 2012

Garota de Ipanema completa 50 anos

A canção brasileira mais universal, sendo a mais executada no século passado, depois de Yesterday (Beatles), completa 50 anos.
Em 1962, no Bar Veloso (atualmente Garota de Ipanema), Tom Jobim e Vinícius de Moraes já tinham composto a música, mas não estavam convencidos com a letra. Então rebatizaram com a que hoje é mundialmente conhecida, quando viam Helô Pinheiro indo para a praia. A moça morava na Rua Montenegro (que hoje é Rua Vinícius de Moraes) e passava  em frente ao bar, nas suas idas e vindas ao caminho do mar. A jovem só soube que foi a musa inspiradora dos músicos depois de alguns anos.

                           Helô Pinheiro, a beleza da Garota de Ipanema na época que não existia photoshop

"La Chica de Ipanema" é sempre a desculpa perfeita para socializar com um brasileiro, além do futebol e a caipirinha. Já escutei "Girl from Ipanema" em diversos sotaques e inúmeras versões.
Pery Ribeiro foi o primeiro a gravá-la e meses depois, Stan Getz e João Gilberto a tornou internacional. Vestida e despida por artistas de várias partes do mundo, a música que está no consciente e subconsciente coletivo da humanidade, apesar de meio século desde a sua criação, continua atual e transmitindo a ideia de um Rio de Janeiro idílico. É a expressão em forma de música da imaginada essência brasileira, a da despreocupação, do charme, da sensualidade e a da beleza.
Frank Sinatra, Madonna, Cher, Sepultura, Nat King Cole, Shirley Bassey, Ella Fitzgerald, Diana Krall, The Supremes, Sara Vaughan, Mina Mazzini, Nana Mouskouri entre centenas de outros cantores de diferentes gêneros musicais interpretaram em distintas línguas a "Garota de Ipanema".

                                                        Frank Sinatra e Tom Jobim

O disco póstumo de Amy Winehouse traz a última versão internacional e Xuxa ao lado de Daniel Jobim (neto de um dos criadores) foram os últimos a aumentarem a lista diversa de regravações.
Desde que começou 2012, já li várias reportagens na imprensa internacional ressaltando o quinquagésimo aniversário da eterna Garota de Ipanema. Na semana passada, assisti em um telejornal espanhol,  uma reportagem destacando a fama mundial da música.

                                    Ella Fitzgerald interpreta a versão da música, substituindo "girl" por "boy", em 1965

                                     Garota de Ipanema em Hollywood

Em 1967, o saudoso e talentoso diretor Leon Hirszman dirigiu um filme com o título da música, e apesar de contar com o roteiro de Vinicius de Moraes, a história é independente da canção. O curioso é que é muito difícil saber mais sobre essa película e até pouco tempo eu desconhecia que Glauber Rocha fora o co-roteirista. A bossa nova é a essência da trilha sonora, com a exceção de "Por Você", um rock de Vinícius, interpretado pelo jovem Ronnie Von.
 A música foi usada em incontáveis filmes de Hollywood, entre eles: The Color of Money (1986), Tin Men (1987), The Fabulous Baker Boys (1989), Wayne´s World 2 (1993), North (1994), Mallrats (1995), Mrs. Winterbourne (1996), The Cable Guy (1996), The Stupids (1996), Vegas Vacation (1997), Deconstructing Harry (1997), Deep Rising (1998), Out of Sight (1998), Babe: Pig in the City (1998), the Emperor´s New Groove (2000), Impostor (2001), Catch Me If you Can (2002), Finding Nemo (2003), The Cat in the Hat (2003), The Live and Death of  Peter Sellers (2004), Mr. & Mrs. Smith (2005), V for Vendetta (2005), Alpha Dog (2006), The Invasion (2007), Despicable Me (2010), entre outros.
O certo é que a bossa nova é um gênero que transmite sofisticação e requinte e "Garota de Ipanema" nos transporta de forma imediata a esse universo onírico. 

                                                   A letra original

 Veja o vídeo abaixo com a versão da música com os versos originais, interpretada por Julie Philippe e Luiz Zago em 2008 no show de 50 anos da Bossa Nova, em Florianópolis (SC).

Vinha cansado de tudo, de tantos caminhos
Tão sem poesía, tão sem passarinhos
Com medo da vida, com medo de amar.
Quando na tarde vazia, tão linda no espaço
Eu vi a menina que vinha num passo
Cheio de balanço caminho do mar.
 
 

Nenhum comentário: