segunda-feira, 2 de julho de 2012

"Jogo bonito" se veste de vermelho


Nunca pensei que fosse capaz de torcer para outra seleção que não fosse a brasileira. Morando há mais de onze anos na Espanha, não direi que tenho o coração dividido, mas sim, maior. E nele cabe esse sentimento de torcida por uma seleção que hoje é a melhor do mundo.
Quando cheguei aqui, fiquei surpreso com o amor dos espanhóis pelo futebol. Aqui também, esse esporte que é quase universal, é paixão nacional. Nomes de vários jogadores brasileiros fazem parte da história dos grandes times, esse foi um dos temas de várias conversas iniciais com amigos atuais. O respeito e a admiração deles pelo nosso "jogo bonito" (eles usam muito essa expressão para se referir a nossa forma de jogar) sempre foram patentes.
Estiveram sempre na arquibancada prestigiando esse esporte, que às vezes se confunde com arte, no papel de espectador. Percebia certo pessimismo e derrotismo por parte deles quando se referiam a seleção, reflexo claro da carência de títulos importantes.
Mas em 2008, o que fora criticado muitas vezes pela imprensa, Luis Aragonês, iniciou a temporada da glória vermelha. Com a conquista da Eurocopa neste ano, a seleção "roja" chegou otimista na Copa do Mundo de 2010 e, apesar da derrota no primeiro jogo contra a Suiça, fizeram uma campanha limpa e bonita. Ganharam pela primeira vez o maior título do futebol mundial. Brasil havia sido eliminado pelos holandeses e ver os espanhóis os derrotando foi uma alegria dupla.
Recordo o gol de Andrés Iniesta que definiu o jogo com a mesma sensação de quando Ronaldo marcou os dois gols contra a Alemanha, há dez anos, tornando o Brasil pentacampeão.
Assisti o jogo ontem com incredulidade, pois não subestimei os italianos em nenhum momento. A atual supremacia espanhola no futebol é indiscutível. Sim, esses garotos merecem o título de campeões. Não são bons, são excelentes. E desde a perspectiva de um torcedor que já não se sente estrangeiro, aplaudo e comemoro cada vitória dessa grande seleção. O elenco que compõe esse grande time é impecável dentro e fora de campo.


Daqui a dois anos, Espanha chegará no Brasil sendo a favorita. Infelizmente não tenho grandes expectativas quanto a seleção brasileira, pois uma equipe em um campeonato desta proporção não sobrevive apenas com dois ou três nomes. Espero que até lá, surjam novos milagres e que eu possa ver o jogo bonito vestido de verde e amarelo, outra vez.


Nenhum comentário: