terça-feira, 31 de julho de 2012

O maior brasileiro de todos os tempos

"O maior brasileiro de todos os tempos" é a versão brasileira do programa da BBC britânica 100 Greatest Britons, cuja finalidade é eleger o cidadão mais importante do país. O SBT é o canal responsável pela exibição e esteve colhendo votos desde o final do ano passado em seu site e a lista com os nomes seria anunciada quando a participação popular atingisse o número de um milhão.
Pela falta de critérios e indicação de nomes, os candidatos apareceram de acordo com a votação espontânea do público. Por ser um dos apresentadores de televisão mais populares do Brasil e ser proprietário do SBT, Sílvio Santos coerentemente optou por não ser um dos indicados.
A lista dos cem candidatos foi revelada e não houve grandes supresas. Quem conhece mais ou menos a própria sociedade não deve se espantar com nenhum nome que apareceu ali. Ela é uma imagem aproximada do brasileiro médio.
Políticos, religiosos, artistas em geral, esportistas e pessoas de vários segmentos sociais estão em uma lista que é um mosaico muito peculiar.
Em um país onde o fanatismo religioso vem crescendo consideravelmente não é surpresa ver nomes de personagens como Valdemiro Santiago (36º lugar), Silas Malafaia (26º) e Edir Macedo (13º) aparecerem na lista. Curiosamente o Padre Marcelo Rossi fica bem atrás deles no ranking, ocupando a 60ª posição.
Romário (92º), Ronaldinho Gaúcho (82º), Sócrates (80º), Garrincha (73º), Dedé do Vasco (63º), Zico (61º), Marcos do Palmeiras (59º), Rogério Ceni (50º), Neymar (20º), Ronaldo Fenômeno (15º) e Pelé (entre os 12 primeiros) são os onze futebolistas que integram essa lista estapafúrdia.
Outros personagens polêmicos e questionáveis compõem a "seleção brasileira de ouro". O senador Fernando Collor de Mello (78º), o cangaceiro Lampião (73º), o deputado Tiririca (48º), a apresentadora Xuxa (40º) e os apresentadores Rodrigo Faro (39º) e Luciano Huck (35º).
Entre os doze primeiros estão Ayrton Senna, Chico Xavier, Irmã Dulce, Pelé, Lula, Princesa Isabel, Tiradentes, Santos Dumont, Oscar Niemeyer, Fernando Henrique Cardoso, Juscelino Kubitscheck e Getúlio Vargas.
No meu ponto de vista, o maior brasileiro de todos os tempos foi o que dedicou a vida inteira transmitindo a mensagem de amor e paz. O que fez que muitos entendessem o significado da palavra solidariedade. O que reiterou a importância do amor ao próximo. O que pôde ter vivido em um palácio, mas que morou em uma casa humilde. O que doou tudo que recebeu aos demais. O homem que viveu conforme os princípios que acreditava. O homem que deu muito mais do que alimento material aos seus semelhantes, o homem que ajudou a alimentar a fé e a esperança no próprio ser humano. O homem que inspirava e fomentava o alimento essencial à vida humana. Você pode até não acreditar nas coisas que ele dizia, mas não há muito espaço para duvidar do que ele fazia.


Para consultar a lista e votar na enquete é só entrar no site do programa.


Nenhum comentário: