domingo, 5 de agosto de 2012

O Clube dos 36

O Clube dos 27 é o nome dado ao grupo formado por músicos do rock ou blues que faleceram aos vinte e sete anos de idade. Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, Kurt Cobain e Amy Winehouse são os mais conhecidos.
Embora pessoas morram em todas as faixas etárias diariamente, existem algumas idades onde esse número é consideravelmente maior e como não há nenhuma explicação lógica e científica, ficamos com as especulações mórbidas que são inerentes a nossa condição humana.
Na numerologia, os ciclos da alma duram nove anos. Com o fim de cada um, começa outro com outras perspectivas e atitudes diferentes do anterior. É a renovação da vida. 9, 18, 27, 36...
Como hoje é o 50º aniversário da morte de Marilyn Monroe, um dos maiores mitos da época moderna, fiz uma pequena lista de outras celebridades que faleceram aos 36 anos de idade.

Marlilyn Monroe é o maior ícone de popularidade dos nossos tempos. Faleceu exatamente há 50 anos, segundo a versão oficial, por overdose de barbitúricos. Fica a dúvida se fora um acidente, suicídio ou até mesmo homicídio, visto que a estrela de Hollywood estava envolvida sentimentalmente com o presidente americano John Kennedy.

Bob Marley, considerado a figura mundial que representa o reggae, faleceu no dia 11 de maio de 1981, quatro anos depois de descobrir o câncer de pele que se estendeu para o estômago, pulmão e cérebro. O dia de seu aniversário, 06 de fevereiro, é feriado nacional em sua Jamaica natal.

Elis Regina, uma das maiores intérpretes da música popular brasileira foi encontrada morta no dia 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos. A versão oficial da causa de sua morte foi por overdose de cocaína , embora familiares, amigos e o namorado Samuel Mac Dowell resistiram em aceitá-la. O primogênito da estrela declarou, anos mais tarde, as dúvidas que tinha sobre a morte da mãe.

Leandro formava dupla com o irmão Leonardo e era um dos cantores mais queridos da música sertaneja. O Brasil rezou pela saúde do artista desde que o diagnóstico de um câncer raro no pulmão fora anunciado. A doença fulminou sua vida em dois meses e no dia 23 de junho de 1998, o país se sensibilizava com a sua morte.

Grande poeta, grande trovador. Renato Russo foi a voz de uma geração no comando da Legião Urbana. Faleceu no dia vinte e dois  de outubro de 1996, em consequência de complicações causadas pela AIDS. Ninguém é insubstituível, mas o vazio deixado pelo cantor na nossa música é perceptível até hoje.

Diana, a Princesa de Gales não era especialmente bonita e tampouco muito expressiva, mas gerava uma grande atração nas pessoas no mundo inteiro. Aproveitou sua grande popularidade a favor de causas humanitárias. Quase quinze anos depois de sua morte, ainda exerce grande fascínio e interesse nas pessoas. Lady Di morreu em um acidente automobilístico no dia 31 de agosto de 1997, em Paris. O funeral dela foi visto por quase três bilhões de pessoas, sendo um dos eventos de maior audiência da história da televisão.


Nenhum comentário: