quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Octogenária restaura fresco Ecce Homo

Essa notícia ontem foi um furor nas redes sociais aqui em terras espanholas, ela é no mínimo engraçada.
Uma octogenária com a melhor das intenções decidiu 'restaurar' um fresco que está exposto na Igreja do Santuário da Misericórdia em Borja (Aragão), norte da Espanha. A pintura, Ecce Homo, do espanhol Elias Garcia Martínez, foi feita no final do século 19 e está à vista em uma das paredes do templo.


Segundo entrevista concedida ao programa "Queremos Falar" da ABC Punto Rádio (Espanha), o conselheiro de cultura da localidade, Juan Maria OJeda, contou que a senhora decidiu por conta própria e risco restaurar o fresco que estava em mau estado por conta da humidade.
O site da prefeitura de Borja informa que a administração já está em contato com uma prestigiosa equipe de restauradores de arte para avaliar o estrago que foi feito e que fará a restauração da obra.
Ecce Homo em latim significa "Eis o homem" que, segundo o evangelho, Pôncio Pilatos havia dito aos judeus, quando entregou Jesus Cristo. No cristianismo é o nome dado a qualquer representação de Cristo em sofrimento. O hashtag do twitter para referir-se a essa anedota foi #eccemono, substituindo o "homo" por "mono", que em espanhol significa "macaco".
Parece brincadeira, mas não é!

                                                 Vídeo da reportagem do telejornal de Antena 3 (Espanha)

Nenhum comentário: